Cavalcante – Assessoria Financeira em M&A

Na jornada das fusões e aquisições, a Cavalcante se dedica a garantir que o legado de uma família seja perenizado com sustentabilidade econômica e social.

Quem somos

A Cavalcante é uma empresa de assessoria financeira com mais de 30 anos de experiência em finanças corporativas.
Somos assessores financeiros especializados em transações de M&A (Mergers and Acquisitions), ou seja, Fusões e Aquisições.

• Iniciamos nossa jornada organizando e apresentando treinamentos de finanças, abertos e in company. Mais de 50.000 profissionais passaram pelos nossos treinamentos.

• Evoluímos para prestação de serviços de consultoria financeira nas áreas de avaliação de projetos, valuation e modelagem financeira (elaboração de planilhas sob medida para projeção de demonstrações financeiras). Fomos pioneiros e a assessoria mais destacada na prestação deste tipo de serviço.

• Atualmente nosso foco está nas operações de fusões e aquisições de empresas (M&A – Mergers and Acquisitions).

Nosso Escritório está sediado na cidade de São Paulo e conta com filial na cidade de Porto Alegre.

Atendemos clientes de todo o Brasil.

Na consultoria financeira e na assessoria em fusões e aquisições já fornecemos soluções sob medida para mais de 220 empresas nos mais diversos segmentos como: indústria, comércio, bancos, fundos de pensão e prestadores de serviços em geral.

Conheça os líderes

Francisco e Paulo reúnem, cada um, mais de 35 anos de experiência na área de finanças corporativas.

A experiência de ambos resulta em quatro atributos essenciais para assessorar uma transação de M&A:

1 – Paciência. Uma transação de M&A tem o seu momento. Ele deve ser respeitado.

2 – Resiliência. Uma transação de M&A é uma jornada com obstáculos desafiadores. Eles precisam ser superados.

3 – Habilidade de negociação. É mais importante para superar obstáculos do que a habilidade técnica.

4 – Conhecimento técnico. Fruto demais de 35 anos de experiência na área de finanças corporativas.

Os líderes Francisco e Paulo são “construtores de pontes”. As pontes servem para alinhar os interesses do vendedor e do comprador numa relação de “ganha-ganha”

Os líderes Francisco e Paulo “botam a mão na massa”. Fazem aquilo que vendem para seus clientes.

Francisco Cavalcante – Sócio Fundador e Diretor da Cavalcante Consultores Financeiros

Consultor financeiro com mais de 35 anos de especialização nas áreas de:

• M&A (Mergers and Acquisitions). Compra e venda de empresas;

• Sociedades com Fundos de Private Equity;

• Estudo de viabilidade financeira para realização de um IPO – Initial Public Offering;

• Elaboração do valuation para apoiar transações e M&A, sociedades com Fundos de Private Equity ou restruturação societária; e

• Avaliação de projetos e análise econômica e financeira de empresas.

o Foi assessor financeiro exclusivo em diversas transações. Algumas das transações concluídas com sucesso:

o Lojas Quero-Quero;

o CWA Consultores & Serviços em Petróleo;

o Rede Plaza de Hotéis;

o Cantegril Colchões e Espumas;

o Soubach Beneficiamento em Couros;

o Agrobiológica Sustentabilidade; e

o Microgeo Biotecnologia Agrícola

• Francisco Cavalcanteconduziu mais de 600 programas de treinamentos abertos e in company, sempre na área de finanças. Liderou mais de 250 projetos de assessoria em finanças.

• Por 14 anos foi membro do conselho de administração da Caimi & Liaison, fabricante e distribuidora de tecidos sintéticos.

• Autor e coautor de diversos livros, com destaque para Introdução ao Mercado de Capitais (Campus) e Avaliação de Empresas (Pearson).

• Durante dez anos foi professor do MBA em finanças promovido pela FGV/RJ.

• Escreveu mais de 400 textos sobre finanças.

• É graduado em administração de empresas pela EAESP/FGV.

Paulo Dragaud Zeppelini – Sócio Fundador e Diretor da PDZ EPP

• Consultor financeiro com mais de 30 anos de experiência especializado nas áreas de:

• M&A (Mergers and Acquisitions). Compra e venda de empresas;

• Sociedades com Fundos de Private Equity;

• Estudo de viabilidade financeira para realização de um IPO – Initial Public Offering;

• Elaboração do Valuation para transações e M&A, sociedades com Fundos de Private Equity ou restruturação societária; e

• Avaliação de projetos e análise econômica e financeira de empresas.

• Paulo Zeppelini já conduziu mais de 150 programas de treinamentos abertos e in company, sempre na área de finanças. Liderou mais de 50 projetos de assessoria em finanças.

• MBA em finanças pelo INSPER/IBMEC.

• Mestre em controladoria e contabilidade estratégica pela FECAP.


Nossos Serviços

Somos assessores financeiros focados em transações de M&A – Mergers and Acquisitions, ou Fusões e Aquisições.

• M&A é a venda do controle societário total ou parcial da empresa. Pode ser para um investidor estratégico ou fundo de investimentos. Pode ser uma transação envolvendo cash in e/ou cash out.

• A Cavalcante é focada em M&A. É seu único negócio.

• Quando a Cavalcante olha uma transação de M&A há duas certezas:

1 – O objeto da transação não é somente a empresa: é o legado de pessoas, de uma família.

2- O M&A é o momento de uma jornada que tem como objetivo perpetuar a empresa.

Esta maneira de olhar o M&A define nossos missão, visão e valores.

Missão

Quando assessoramos uma transação de M&A nossa missão é: “Cuidar do legado de uma família para que ele se perpetue com sustentabilidade econômica e social”.

Visão

“Queremos continuar sendo respeitados como uma assessoria financeira séria, atualizada tecnicamente e prestadora de ótimos serviços”.

Valores

• Nosso cliente é o dono da empresa. Precisamos ser transparentes para gerarmos confiança. • A empresa do nosso cliente é a mais importante do mundo. Precisamos dar atendimento pessoal e singular. • O M&A é uma corrida de obstáculos. Temos que ter resiliência. • O M&A é uma transação que deve ser boa para os dois lados. Temos que ter a cultura do ganha-ganha

Por que nós?

Assessoramos empresários na negociação parcial ou total do controle societário da sua empresa.

As ações da Cavalcante como assessor financeiro dos vendedores são destacadas no passo a passo de uma transação de M&A mostrado a seguir:

1 – Entender as motivações para a venda da empresa.


• Venda integral? Venda de participação societária majoritária ou minoritária? Venda com cash in e/ou cash out?

• Conhecer a empresa, seus segmentos de mercado e o perfil dos sócios.

2 – Mapear os potenciais interessados – investidores estratégicos (empresas) e/ou fundos de Private Equity.

Nossa tarefa a fazer é:

• Identificar os investidores para os quais a empresa vendedora trará mais sinergias e, consequentemente, agregará mais valor?

• Criar uma narrativa sustentável que atrairá investidores qualificados e motivados para a transação.

3 – Elaborar um teaser enxuto, motivador e provocador para aproximação com os candidatos à aquisição.

• Nossa tarefa é fazer com que os investidores qualificados decidam conhecer em detalhes a oportunidade de aquisição.

4 – Elaborar um Valuation integrado a um Memorando de Informações que apresente o conjunto de informações relevantes para análise da empresa por parte do investidor qualificado.

O destaque fica por conta:

• Da elaboração de um Valuation que alinhe expectativas do vendedor e dos investidores.

• Da redação de uma narrativa que seja sustentável e valorize para os pontos fortes da empresa, as oportunidades de crescimento e a estrutura de governança exitosa.

• Da preparação dos sócios da empresa para as reuniões de apresentação e negociação da transação.

5 – Definir a melhor estrutura societária e financeira da operação: negociação total ou parcial do controle societário, prazo e condição financeira da saída futura do negócio dos sócios atuais (earn-out), definição se o processo de M&A será restrito ou aberto etc.

6 – Conduzir a negociação em parceria com o cliente, visando fechar a transação ao melhor preço.

• Reuniões online, visitas presenciais, prestação de informações complementares, negociação dos termos da transação, negociação da transição etc. fazem parte do dia a dia desta etapa.

7 – Acompanhar “com olhar do cliente” a elaboração do Memorando do Entendimentos.

• O documento deverá refletir os termos combinados durante a negociação e as etapas seguintes da transação.

8 – Acompanhar “com olhar do cliente” de todo o processo de diligências: fiscal, trabalhistas, previdenciária, ambiental etc.

• Atenção especial à negociação da reserva financeira (escrow account) para suportar a materialização de contingências prováveis.

9 – Acompanhar “com olhar do cliente” da elaboração do contrato de compra e venda, outros contratos e fechamento financeiro da transação.

Nossos Clientes

Alguns clientes que fazem parte da história da Cavalcante em assessoria financeira.
Ver mais
AbbotEli LillyPaletrans
AgrobiológicaEstrela FranquiasPaquetá Calçados
Algar TelecomFCCPetrobras
BakofFuncefPetros
BNDESGrupo LifePremier
BradescoGrupo UltraPrevi
CAB AmbientalHIGProdapys
Caimi & LiaisonInfraeroPsychemedics
CantegrilIraniQuímica Amparo
CartIrmãos SoaresRamos e Copini
CEMIGItaú – UnibancoReckitt Benckiser
CentrusLaselvaRede Plaza de Hotéis
CHESFLojas DadaltoSchering Plough
CODESALojas Quero-QueroSercomtel
CopelLojas SalferSLC Agrícola
CR AlmeiraMelhoramento PapéisSoubach
CTCMerck Sharp DohmeTiliform
CWANatulabVale
DAESPNordsee WTorre
Direção EngenhariaNovartisMicrogeo

Transações de M&A concluídas com sucesso

Agrobiológica SustentabilidadeAdquirida pela Crop Care – Pátria Investimentos
Cantegril Espumas e ColchõesAdquirida pela Kappesberg
CWA Consultores e Serviços de PetróleoAdquirida pela Weatherford
Lojas Quero QueroAdquirida pelo Advent
Rede Plaza de HotéisAdquirida por Family Office
Soubach Beneficiamento de CourosAdquirida pelo Grupo Alfa
Microgeo              NextGen – Pátria Investimentos

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