1 – Entender as motivações para a venda da empresa.
• Venda integral? Venda de participação societária majoritária ou minoritária? Venda com cash in e/ou cash out?
• Conhecer a empresa, seus segmentos de mercado e o perfil dos sócios.
2 – Mapear os potenciais interessados – investidores estratégicos (empresas) e/ou fundos de Private Equity.
Nossa tarefa a fazer é:
• Identificar os investidores para os quais a empresa vendedora trará mais sinergias e, consequentemente, agregará mais valor?
• Criar uma narrativa sustentável que atrairá investidores qualificados e motivados para a transação.
• Elaborar um teaser enxuto, motivador e provocador para aproximação com os candidatos à aquisição.
Nossa tarefa é fazer com que os investidores qualificados decidam conhecer em detalhes a oportunidade de aquisição.
3 – Elaborar um Valuation integrado a um Memorando de Informações que apresente o conjunto de informações relevantes para análise da empresa por parte do investidor qualificado.
O destaque fica por conta:
• Da elaboração de um Valuation que alinhe expectativas do vendedor e dos investidores.
• Da redação de uma narrativa que seja sustentável e valorize para os pontos fortes da empresa, as oportunidades de crescimento e a estrutura de governança exitosa.
• Da preparação dos sócios da empresa para as reuniões de apresentação e negociação da transação.
4 – Definir a melhor estrutura societária e financeira da operação:
negociação total ou parcial do controle societário, prazo e condição financeira da saída futura do negócio dos sócios atuais (earn-out), definição se o processo de M&A será restrito ou aberto etc.
5 – Conduzir a negociação em parceria com o cliente, visando fechar a transação ao melhor preço.
• Reuniões online, visitas presenciais, prestação de informações complementares, negociação dos termos da transação, negociação da transição etc. fazem parte do dia a dia desta etapa.
• Acompanhar “com olhar do cliente” a elaboração do Memorando de Entendimentos.
• O documento deverá refletir os termos combinados durante a negociação e as etapas seguintes da transação.
6 – Acompanhar “com olhar do cliente” de todo o processo de diligências:
fiscal, trabalhistas, previdenciária, contratual e ambiental etc.
• Atenção especial à negociação da reserva financeira (escrow account) para suportar a materialização de contingências prováveis.
7 – Acompanhar “com olhar do cliente” da elaboração do contrato de compra e venda, outros contratos e fechamento financeiro da transação.