Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Caixa de listagem

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Caixa de listagem

O que é?

Este recurso permite inserir uma Caixa de Listagem na sua planilha. Inserir uma Caixa de Listagem na sua planilha facilita a manipulação dos dados além de torná-la visualmente organizada e dinâmica. A Caixa de Listagem também é conhecida como um Objeto de Formulário. Quando construimos formulários no Excel, podemos inserir ou utilizar vários objetos. Um destes objetos, usado com bastante frequencia, é justamente a Caixa de Listagem. Este recurso permite que você liste o conteúdo das células.

Como aplicar

Para inserir uma Caixa de listagem na sua planilha, siga as seguintes etapas:

Quando selecionado, o Excel abrirá uma pequena caixa na sua planilha. Nessa caixa estarão todos os Objetos de Formulário disponíveis no Excel.

Vamos continuar a explicação através de um exemplo. Se você seguiu todos os passos até aqui, deverá ter na sua planilha uma Caixa de listagem em branco. Vamos verificar agora como utilizar este objeto.

O Excel abrirá uma janela que mostrará todas as opções da aba Controle.

Após clicar no botão, selecione as células que representam os valores de entrada. No caso do exemplo que estamos utilizando, marcamos as celulas do intervaloA5 à A12, que se referem aos valores de entrada para a Caixa de Listagem. Depois clique no botão ao lado do campo de texto.

Na janela que mostra as opções da aba Controle, continue o exercício conforme abaixo:

Após clicar no botão, selecione a célula que terá o valor de referência da caixa de listagem. No nosso exemplo utilizamos a célula F23, para ser usada com a função SE. Depois de escolhida clique no botão ao lado do campo de texto.

Depois de clicado no botão, voltará a aparecer a janela de formatação da Caixa de listagem. Verifique se foram selecionadas as células corretamente e dê um OK.

O objeto Caixa de Listagem será preenchido pelos valores de entrada. A célula com a função desejada(no exemplo: SE), fará referência com a Caixa de listagem. Ao digitar o número do curso, observe as mudanças.

Pratique!