Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Rastrear erro

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Rastrear erro

(Este texto é parte do conteúdo Auditoria de fórmulas.)

Introdução

Muitas vezes trabalhamos com planilhas que utilizam muitas fórmulas, sendo que para elas obterem um resultado necessitam de argumentos ou referências, e as vezes não consiguimos chegar em um resultado por algum argumento ou referência incorreto na fórmula, e assim a célula pode apresentar:

Quando você obter um valor de erro em sua planilha utilize o recurso rastrear erro, que irá indicar com uma seta azul as células que você usou como argumento ou referência que podem estar causando o erro, permitindo que você possa identificar facilmente a origem do erro.

Obs: Caso não exista erro na célula, uma mensagem irá surgir avisando que não foi localizado nenhum erro na célula.

Como rastrear erro

Siga os passos abaixo para utilizar o recurso Rastrear erro:

Exemplo

Veja no exemplo abaixo duas fórmulas que deveriam chegar no mesmo resultado, no entanto uma delas está causando erro (#N/D) informando que algum item não foi encontrado. Observe que A14 está vazia:

Pratique!

Secionado a célula que contém erro (D12), foi utilizado o recurso Rastrar erro. Veja que setas azuis indicam as referências utilizadas na fórmula, onde você pode notar com ajuda delas que a célula A14 está vazia, com isso conclui-se que ela está causando o erro na fórmula, acompanhe abaixo: