Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Gravação de macros

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Gravação de macros

Sobre o gravador de macros

O VBA é uma linguagem de programação completa, e para elaborar uma macro refinada você deverá conhecê-la. Entretanto, o Excel conta com um gravador para registrar suas ações, de forma que você poderá elaborar macros para automatizar algumas tarefas facilmente, mesmo sem conhecer a linguagem VBA.

Exemplo

Gravaremos uma macro que insere em uma célula o valor da soma das suas duas células imediatamente superiores: por exemplo, quando a macro for aplicada à célula C4, ela atribuirá a esta célula o valor C3 + C2.

Comece inserindo os valores 0 em A1 e 1 em A2. Selecione então a célula A3.

Siga então os passos abaixo:

Você verá, ao clicar no gravador, a janela de definição do nome da macro.

Na janela acima, você poderá definir o nome da macro (alfanumérico, sem espaços ou caracteres especiais), sua tecla de atalho (no nosso exemplo, Ctrl+Shift+F), algum texto descrevendo a macro e os locais possíveis para seu armazenamento:

A partir do momento em que você clicar no botão OK, a gravação da macro começa. É uma boa idéia pensar com cuidado nos passos que você deseja realizar, uma vez que mesmo erros serão gravados!

Tendo isto em mente, siga exatamente os passos abaixo:

Após realizar os passos acima, a situação da planilha deve ser a seguinte:

Suas ações foram realizadas normalmente, mas agora você pode selecionar a célula A4 e pressionar Ctrl+Shift+F para executar as ações que gravou: o novo resultado é a soma das células A3 e A2. Selecione as células seguintes e execute novamente a macro; você obterá a lista abaixo:

Estes são os primeiros termos da seqüência de Fibonacci, relacionada a vários fenômenos em matemática aplicada, crescimento populacional e popularizada no livro "O Código Da Vinci".

Pratique!