Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Módulos VBA

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Módulos VBA

O que são?

Os Módulos VBA servem para armazenar códigos de procedimentos e códigos de funções. Tais procedimentos e funções armazenados em um módulo VBA podem ser usados em uma tabela de Excel como se fossem funções internas ou então podem ser executados em resposta a um evento de um formulário ou relatório usado nas planilhas do Excel.

Um módulo VBA é formado por uma seção de declarações e uma coleção de funções e procedimentos. Na seção de declarações você pode, por exemplo, declarar variáveis públicas e de módulo que serão usadas nos procedimentos. Cada procedimento em um módulo pode ser uma função (Function) ou um procedimento Sub.

A diferença entre função e procedimento Sub é que a função retorna um ou mais valores enquanto que o procedimento Sub simplesmente executa uma série de comandos, sem retornar valores.

Tipos de módulos

Módulos padrão: contém procedimentos de uso geral que podem ser executados a partir de qualquer lugar da pasta de trabalho e a partir de outros módulos. Desta maneira, ao criar o procedimento uma única vez é possível utilizá-lo em vários locais em que seja necessário.

Módulos de classe: estão associados a um formulário ou relatório. Em geral, contém procedimentos de evento que são executados em resposta a um evento no formulário ou relatório, como por exemplo, o clique do mouse sobre um botão de comando. Os procedimentos contidos nos módulos de classe podem chamar procedimentos armazenados nos módulos padrão.

Criando módulos

No Editor do Visual Basic, clique em InserirMódulo. Você poderá renomear os módulos se necessário. Abra a janela Propriedades, se não estiver aberta, pressione F4 para abrir. Clique no módulo que queira renomear, localize o campo (Name) na janela Propriedades, digite o novo nome e pressione Enter.

Importar/Exportar módulos

Para tornar seus códigos disponíveis a outras pessoas, uma das formas é disponibilizar um arquivo .bas contendo o módulo. Para exportar um módulo, clique sobre ele na janela Projeto, pressione Ctrl + E. Na janela que se abre, escolha um nome e salve o arquivo.

Para importar um módulo, pressione Ctrl + M no Editor do Visual Basic. Na janela que se abre, localize o arquivo e clique em Abrir. O módulo será adicionado ao seu projeto.

Navegando na janela do Módulo

Há duas maneiras de navegar na janela do módulo:

No primeiro modo, você visualiza todos as partes dos códigos do módulo, podendo rolar a tela para baixo e encontrar todos os procedimentos, que ficam separados por um traço. No segundo modo, você só visualiza o procedimento previamente selecionado.

Exemplo

Neste exemplo prático, você vai aprender como exportar e importar um módulo. Para esta tarefa, abra a tabela modu_0f6.xls, pressione Alt + F11 para abrir o Editor do Visual Basic, clique sobre o módulo modtest, pressione Ctrl + E e exporte o módulo para um arquivo modtest.bas. Então abra uma tabela em branco, abra o Editor do Visual Basic, pressione Ctrl + M e importe o arquivo. O vídeo abaixo mostra como exportar e importar o módulo, renomeá-lo e navegar pelos códigos.