Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Janela de propriedades

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Janela de propriedades

O que é?

Como o próprio nome indica, a Janela de propriedades exibe as propriedades de um objeto ativo, que pode ser: uma pasta de trabalho, uma planilha, um módulo, um formulário etc. Ela disponibiliza uma maneira fácil para definir ou modificar as propriedades no tempo de criação sem a necessidade de executar qualquer código. No entanto, caso necessite, tais propriedades também podem ser definidas em tempo de execução, por meio de código VBA.

Para visualizar a janela pressione F4 ou clique no menu Exibir e selecione janela 'Propriedades'.

Navegando na janela

Clique em um item na Janela de Projetos e selecione o objeto cujas propriedades você deseja exibir. As propriedades podem ser listadas em ordem alfabética ou por categoria.

Clique na guia Alfabético para exibir propriedades na ordem alfabética ou clique na guia Categorizado para exibir propriedades do objeto por categoria. No caso do objeto formulário,este possui 7 categorias, onde cada categoria agrega diversas propriedades, como pode ser notado na figura a seguir:

Para alterar um valor, selecione a propriedade na coluna da esquerda e altere o valor da propriedade na coluna da direita, digitando ou selecionando numa lista de valores permitidos.

Clicando ícone (+) Você pode recolher a lista para ver as categorias ou clicando em (-) pode expandir uma categoria para ver todas as propriedades contidas nela.

Exemplo

Neste exemplo, você irá alterar as propriedades de uma planilha na janela de Propriedades. Além disso, também será alterado as mesmas propriedades só que por meio de procedimentos e cliques de botões via código VBA..

Na tabela a seguir temos duas planilhas chamadas Folha1 e Folha2. Vamos modificar a propriedade Name (nome da planilha) e Visible (visível ou não) da planilha Folha2.

Para esta tarefa, faça o seguinte:

Na janela de Propriedades, localize o item Name (nono item da lista) e ao lado dele o valor Folha2. Clique no item Name na coluna da esquerda, depois clique sobre o valor Folha2 na coluna da direita, digite um novo nome para a planilha (por exemplo FolhaNova) e pressione ENTER.

Localize o item Visible (último da lista) e ao lado dele o valor -1 - xlSheetVisible. Clique no item Visible na coluna da esquerda, depois selecione o valor 0 - xlSheetHidden na lista da direita. Com isso você escondeu a planilha e o usuário não poderá acessá-la. Saia do Editor do Visual Basic e confira as mudanças. Feito isso, use os botões na planilha Folha1 para alterar as mesmas propriedades por meio do código criado.

Pratique!