Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Janela Verificação imediata

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Janela Verificação imediata

O que é?

A janela Verificação imediata é usada para testar e depurar o código. Nesta janela, você pode inserir uma linha de código na janela, executar e visualizar imediatamente o seu resultado. Além disso, na janela de Verificação Imediata também é possível interromper um código em execução, usar a janela para executar códigos adicionais e testar estas alterações.

Para visualizar a janela pressione as teclas Ctrl + G ou vá ao menu Exibir e clique na opção Janela 'Verificação imediata'.

Por que usar a janela?

A janela Verificação imediata pode ser usada por inúmeros motivos. Abaixo seguem os principais usos:

Como inserir códigos na janela?

Para adicionar códigos na janela de Verificação Imediata, selecione o código que quer testar, copie (pressionando Ctrl + C) e cole dentro da janela pressionando Ctrl + V). Clique na linha que deseja executar e pressione Enter. Imediatamente, essa linha será executada. A janela só executa uma linha por vez. Caso queira executar vários comandos em uma linha, use dois pontos como separador:

Ou insira os comandos em um procedimento e digite o nome do procedimento na janela.

Você também pode inserir informações na janela via código, usando o método de impressão Print do objeto Debug. O procedimento a seguir deve ser executado num módulo padrão:

Sub impressao()    
  
   'O texto vai aparecer na janela Verificação imediata.
   Debug.Print "a=5:b=2:MsgBox a/b" 
     
End Sub

Testando o código em execução.

Execute uma macro passo a passo (pressionando F8 seguidamente). Digite dentro da janela alguns códigos que alterem variáveis ou propriedades. Exemplo:

a=5:Plan2.Name = "nova"