Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Elaborando uma tabela de subtotais

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Elaborando uma tabela de subtotais

Introdução

O Excel conta com diversas funções e recursos para soma de registros que satisfaçam determinados critérios, como fórmulas matriciais, SOMASE, SUBTOTAL e BDSOMA. Cada um destes recursos é melhor utilizado em diferentes circunstâncias.

Suponha, por exemplo, que temos uma tabela de vendas de diferentes produtos por cidade e desejamos elaborar, de forma rápida, uma tabela com os subtotais por cidade. Neste caso, é possível elaborar uma tabela das cidades e aplicar a função SOMASE para obter o resultado desejado. Esta abordagem, contudo, tem o inconveniente de atribuir ao usuário a montagem de uma lista com cada uma das cidades, tarefa que pode se tornar tediosa caso o número de registros seja grande.

Confira na planilha especial uma solução rápida e elegante para este problema, utilizando relatórios de tabela dinâmica para gerar rapidamente a totalização desejada, com alguns benefícios adicionais.

Pré-requisitos

Download