Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Avaliando Fórmulas

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Avaliando Fórmulas

(Este texto é parte do conteúdo Auditoria de Fórmulas)

O que é?

Avaliar uma fórmula é como usar uma ferramenta de depuração em um ambiente de programação, permitindo a depuração total ou depuração circular de cada seção na fórmula e a avaliação da seção desejada.

Às vezes uma fórmula parece estar inserida corretamente, porém, a ordem das funções ou operações pode estar equivocada, tornando os resultados diferentes do esperado. Aí então o recurso Avaliar Fórmula pode ser utilizado para calcular as diferentes partes de uma fórmula na ordem em que a fórmula as avalia para que seja possível zerar na parte específica da fórmula que pode não estar funcionando da maneira esperada.

Como aplicar

Normalmente, esta ferramenta é utilizada em fórmulas extensas; no entanto, como nosso objetivo é ser didático, utilizaremos uma fórmula relativamente simples, tornando a compreensão mais simples para ser assimilada.

Imaginemos que sua empresa queira efetuar a participação nos lucros para seus funcionários e deverá fazê-la de acordo com o valor de arrecadação. Temos então a seguinte fórmula:

=SE(MÉDIA(B2:B7)<280; SOMA(C2:C7)*0)

Esta fórmula diz que, se a soma dos resultados obtidos nos meses do primeiro semestre do ano nas células B2 até B7 for menor que 280, deve-se somar os valores aos funcionários existentes nas células C2:C7.

Com esta fórmula digitada, faça a avaliação da fórmula, seguindo estas etapas:

Num primeiro momento, a seguinte janela se abrirá:

Verificamos, então que nesta janela a expressão MÉDIA(B2:B7) aparece sublinhada, o que significa que o Excel já tem calculado em sua memória o valor da média deste intervalo.

Aqui já temos o resultado da expressão em algarismos e não mais o intervalo das células.

Nesta tela, verificamos que o resultado do intervalo de B2:B7 é maior do que 280, então a expressão em questão é avaliada como FALSO.

Como resultado final da avaliação, teremos uma expressão que foi verificada como tendo um valor FALSO.

Dica: Podemos calcular nossas fórmulas de forma rápida em todas as planilhas e pastas de trabalho abertas, apenas fazendo uso da tecla de atalho F9. Também podemos fazer proveito dessa tecla quando uma parte de uma fórmula está selecionada, pois ela calcula a parte selecionada. Podemos pressionar ENTER ou CTRL+SHIFT+ENTER (para fórmulas de matriz) para substituir a parte selecionada pelo valor calculado.

Pratique