Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Organizando barras de ferramentas

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Organizando barras de ferramentas

O que é?

O recurso Barra de ferramentas reúne na forma de botões ou de caixas de combinação todas as funções do Excel. No entanto isso é feito de maneira organizada, pois cada barra de ferramentas agrega os botões de acordo com a funcionalidade específica. Por exemplo, em uma barra de ferramentas de Formatação, estarão organizadas as funções de alinhamento de texto, tamanho e cor de fonte, marcadores entre outros. Já na barra de ferramentas Padrão vão estar disponíveis os botões de impressão, visualização, zoom, ortografia entre outros.

Em geral, deixamos ativadas as barras de ferramentas que mais usamos, para facilitar o acesso a estes recursos. Porém, pode acontecer algumas vezes, de ativarmos mais barras que as necessárias, deixando o visual do painel para barra de ferramentas do Excel poluído. Para evitar estes aspecto e deixar as suas barras de ferramentas organizadas, confira o nosso exemplo abaixo:

Exemplo

Como visto no conteúdo Ativando/ Desativando barra de ferramentas, você pode selecionar ou desativar todas aquelas barras de ferramentas que for usar os recursos.

Por padrão, ao ativar uma barra de ferramentas no Excel, esta será exibida na área correspondente às linhas e colunas de uma planilha do Excel, como mostrado na figura abaixo:

A partir daí, você poderá mover estas barras de ferramentas para as posições à esquerda, à direita, abaixo ou acima da área de linhas e colunas.

Para esta tarefa, você deverá fazer o seguinte:

As outras barras poderão ser posicionadas nos espaços disponíveis. A organização das barras deve ser feita de modo a melhorar a visualização dos recursos e facilitar o acesso a elas. Uma vez alterado o leiaute das barras de ferramentas no Excel, este será mantido para todas as pastas de trabalhos existentes ou na criação de novas planilhas.

Pratique!