Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Como funcionam os valores de datas no Microsoft Excel

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Como funcionam os valores de datas no Microsoft Excel

O que é?

O formato de datas “dd/mm/aaaa” utilizado nas planilhas do Excel precisa ser armazenado de uma maneira que o programa seja capaz de recuperar ou calcular estes dados posteriormente. E como a data é composta por três diferentes tipos de informação (dia, mês e ano), foi necessário criar um mecanismo lógico que fosse capaz de armazenar estas informações de maneira simplificada e ao mesmo tempo aumentasse o nível de precisão nos cálculos de datas.

Por esta razão, o armazenamento de datas no Excel é transformado em números seqüenciais, também conhecidos como números de série. Ou seja, a representação do formato de datas “dd/mm/aaaa” que nos é tão familiar é armazenada pelo Excel como números inteiros iniciados a partir do número 1.

Dessa maneira, a contagem inicia com o número 1, representando a data 1 de janeiro de 1900 e cada novo dia é incrementado mais um valor a este número seqüencial. Assim sendo, a data 15/07/2007 corresponderá ao número de série 39278 pois está a 39.277 dias após o dia 1º de janeiro de 1900.

Sistemas de data 1900 e 1904

Além do sistema de data 1900 que inicia a sua contagem em 1º de janeiro de 1900, que é o padrão usado pelo Excel no Windows, o Excel também aceita o sistema de datas 1904, que é utilizado em sistemas operacionais Macintosh e tem o seu valor de série iniciado em 2 de janeiro de 1904.

Você pode passar de um sistema para outro, bastando para isso, realizar os seguintes passos:

Para conhecer o número de série correspondente a uma determinada data, você deverá alterar o formato do valor Data para Número. Isso deverá ser feito por meio do recurso Formatar células.

Embora o Excel ofereça a opção de mudar de um sistema de datas para outro, não é preciso se preocupar se você estiver manipulando uma planilha no Windows e deseja enviá-la para uma pessoa que utilize o sistema Macintosh. Neste caso, o sistema de datas é alterado automaticamente quando a planilha for aberta em uma outra plataforma.

Além destas particularidades entre os sistemas de data, também é importante saber até que valor o número de série de cada sistema de data pode assumir.

Importante: Para que o Excel interprete corretamente os valores correspondentes aos anos, é importante que o usuário digite estes valores com os quatro dígitos (por exemplo: 2006 e não 06), caso contrário, o Excel será incapaz de informar o século para você.