Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Por que usar suplementos?

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Por que usar suplementos?

(Este texto é parte do conteúdo Suplementos)

O que é?

Imaginemos uma empresa que possui diversas pastas de trabalho no Excel que precisam ser combinadas em forma de relatórios para serem acessadas via Web. Parece algo impossível, mas fazendo-se uso dos Suplementos, esta operação torna-se perfeitamente viável.

Apesar do Excel ser um software que nos traz uma gama imensa de recursos, as vantagens de se utilizar suplementos podem ser inúmeras, trazendo ainda mais funcionalidade e, conseqüentemente, um melhor desempenho de seu programa, e, juntamente com isso, seu trabalho.

Suplementos (ou Add-ins) são programas complementares que adicionam comandos personalizados ao Excel. São módulos do VBA que tornam possíveis certos comandos e funções no Excel.

Por vezes, o usuário pode necessitar a abertura de uma fórmula do Excel, no entanto, ela não consegue funcionar. Porém, ela pode ser calculada em outra máquina, cujos suplementos necessários estão instalados.

Alguns suplementos já estão disponíveis quando você instala o Excel e outros podem ser criados e colocados em operação. O suplemento criado pelo usuário é um grupo de macros que podem ser compartilhadas, trazendo grande vantagem para usuários da mesma rede de uma empresa, por exemplo.

Na versão do Excel 2007, por exemplo, temos a grande vantagem de transformar nossos arquivos na extensão pdf, ou seja, graças a utilização de suplementos, o Excel também pode ser salvo com a mesma extensão do Adobe. Isso nos traz a confiança na informação que está sendo transmitida, bem como sua visualização.

Além do exemplo supracitado, os Suplementos do Excel, podem, entre outras coisas:

Conforme podemos verificar, os Suplementos, proporcionam vantagens inúmeras (podendo inclusive serem estendidas a uma rede dentro de uma empresa). Para isto, basta a criatividade do usuário desta poderosa ferramenta.