Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

O que fazer quando uma planilha não possui macros e mostra mensagem de ativação

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > O que fazer quando uma planilha não possui macros e mostra mensagem de ativação

O que é?

Por vezes, ao tentar abrir uma planilha do Excel, nos deparamos com uma mensagem de erro dizendo que as macros serão desativadas. Mesmo se nossa planilha não contiver nenhuma macro, ainda sim, poderemos nos deparar com este bug.

Esta é uma situação comum, pois alguns usuários gravam macros e, quando não as querem mais, apagam seu código. Porém, se o módulo VBA continuar existindo, a mensagem de ativação persistirá.

Esta informação nos mostra como trabalha a proteção de vírus de macro. Em todas as configurações, se o software antivírus que funciona com o Microsoft Office estiver instalado e o arquivo contiver macros, o arquivo será examinado para verificar a existência de vírus conhecidos antes de ser aberto.

Como solucionar

Suponhamos que, ao tentar abrir a Planilha X, nos deparemos com a seguinte mensagem:

A seguinte janela aparecerá:

Conforme podemos observar, no aplicativo em questão, estava selecionada a opção de Alto nível de segurança para esta planilha, o que significa que as macros provenientes de fontes consideradas "não seguras" serão automaticamente desativadas.

Em nosso caso, consideramos que a planilha a ser aberta está livre de vírus, e, portanto, confiamos em sua fonte.

Após esta configuração, toda e qualquer planilha que contiver macros serão abertas em seu computador. Vale então ressaltar que devemos utilizar esta configuração apenas se tivermos certeza de que todas as macros nos arquivos são provenientes de origens confiáveis.

Pratique!