Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Estatística descritiva

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Estatística descritiva

O que é?

Resultados estatísticos geram informações que ajudam na realização de previsões ou projeções, auxiliando na tomada de decisão. Para realizar uma análise eficiente dos resultados é necessário obter informações como: média, mediana, desvio padrão, coeficiente de variação, assimetria e etc..., para somente assim extrair conclusões significativas. Para não perder tempo com calculos e funções, o Excel dispõe de um recurso que a partir de uma determinada amostra de dados cria uma tabela com um resumo estatístico, com cálculos importantes para uma análise estatística.

Ao tratar deste assunto encontramos dados como: média, mediana, variância, desvio padrão, moda, máximo, mínimo, maior, menor e alguns outros estudos como assimetria e nível de confiança da estimativa. Podemos elaborar uma tabela resumida com todas essas informações sem utilizar nenhuma função. Saiba como resolver a seguir:

Exemplo

Em uma faculdade de administração, determinado professor aplicou uma mesma prova para duas classes diferentes, os resultados de cada classe são demonstrados na figura abaixo:

Com os resultados acima o professor decide mostrar aos alunos o desempenho das duas classes, comparando-as a partir de dados estatísticos. Contudo resolve utilizar o recurso Análise de dados para não perder tempo com cálculos e funções.

Importante: É necessário que o suplemento Ferramentas de análise esteja instalado.

Sigamos os passos abaixo:

Abrirá a seguinte janela:

Veja a janela a seguir:

Primeiramente vamos realizar análise da Classe X:

Para não confundir, vamos determinar que os resultados apareçam em uma planilha diferente, para assim compararmos os dados.

Obs: Os resultados serão apresentados a partir da célula A1 de uma nova planilha que nomeamos Classe X.

Conheçamos algumas opções que este recurso pode oferecer:

Em nosso exemplo utilizaremos apenas a opção Resumo estatístico:

Observa-se que sem utilizar fórmulas podemos obter um resumo através do recurso Estatística descritiva retornando uma tabela com um grupo de resultados estatísticos.

Para concluir nosso exemplo façamos os passos citados acima para as Notas da Classe Z. Assim podemos comparar as duas tabelas e analisar o comportamento das duas classes a partir dos resumos. Veja abaixo:

Pratique!