Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

XVPL (Valor presente líquido)

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > XVPL (Valor presente líquido)

O que é?

Da mesma maneira que a função TIR está relacionada à XTIR , aqui a função XVPL está relacionada à VPL.

Como já visto no conteúdo Valor Presente Líquido, a função VPL é usada para a análise de viabilidade de investimentos, nas quais o resultado desta função indica se o retorno de um projeto de investimento é viável e pagará o investimento inicial (se resultado for positivo) ou inviável (se o retorno é menor que o investimento inicial e o resultado for negativo).

No caso da função XVPL, o que a diferencia da função VPL é que no caso da XVPL é possível calcular o valor presente líquido para o somatório de fluxos monetários que não sejam necessariamente periódicos. Ao contrário do que ocorre com a função VPL que só trabalha com a seqüência de fluxos de caixa periódicos.

Sintaxe

=XVPL(taxa; valores; datas)

Onde:

Em nosso exemplo, iremos avaliar se o investimento de aquisição de uma franquia é viável. Isto será feito por meio da função de valor presente líquido, onde os fluxos de caixa de diferentes períodos é trazidos para o valor presente a partir de uma taxa de desconto; caso estes fluxos paguem o investimento inicial, o projeto cria valor para o investidor, tornando-se assim viável.

Faremos o cálculo do VPL com base na taxa de desconto de 7%.

Os fluxos de capitais estão representados no intervalo de células C3:C10 e os períodos de pagamentos correspondentes estão no intervalo B3:B10.

Para calcular o VPL a partir desta taxa, siga os passos a seguir:

Neste exemplo, o resultado retornado foi positivo, o que torna este projeto de investimento viável.

Pratique!

Exemplo

Importante: Para que essa função seja reconhecida pelo Excel, é necessário saber disponibilizar novas funções de planilha. Para isso, acesse ao menu Ferramentas, clique sobre Suplementos e ative a opção Ferramentas de Análise. Clique em OK para confirmar.