Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

XTIR (Taxa interna de Retorno)

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > XTIR (Taxa interna de Retorno)

O que é?

A função XTIR faz o cálculo a Taxa Interna de Retorno de uma seqüência de fluxos de capitais representadas pelos números em valores.

De uma maneira mais simples de entender, a Taxa interna de retorno é justamente a taxa de retorno percentual de um investimento com base no montante de capital investido inicialmente (representada em valores negativos) e nas posteriores receitas geradas (representada em valores positivos).

Ao contrário da função TIR , que também realiza o cálculo de Taxa interna de retorno em intervalos periódicos (mensal ou anual, por exemplo), a função XTIR possibilita efetuar este cálculo com base em fluxos de capitais não regulares.

Sintaxe

=XTIR(valores; datas; estimativa)

Onde:

Suponha que você tenha adquirido um imóvel e o tivesse transformado em um restaurante. O investimento na aquisição e reformas do imóvel foi sido de R$ 800 mil. Em cinco datas diferentes, não periódicas, posteriores a data de lançamento do restaurante você fez a contabilização das receitas.

Com base no intervalo de datas fornecido e nos pagamentos realizados nestes períodos, iremos calcular a taxa de retorno de investimento com a função XTIR.

Os fluxos de capitais estão representados no intervalo de células C5:C10. Calcularemos a TIR deste projeto na célula C11. Para esta tarefa, faça o seguinte:

O retorno deste investimento até a última data informada foi de 40,46%.

Pratique!

Importante: Para que essa função seja reconhecida pelo Excel, é necessário saber disponibilizar novas funções de planilha. Para isso, acesse ao menu Ferramentas, clique sobre Suplementos e ative a opção Ferramentas de Análise. Clique em OK para confirmar.

Exemplo