Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Trabalhando com cenários

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Trabalhando com cenários

O que é?

No conteúdo Cenários foi mostrada a funcionalidade desta ferramenta que permite elaborar projeções para cenários hipotéticos. Como já visto, esta ferramenta permite usar cenários para prever diferentes resultados de um modelo de planilha.

Agora que você já sabe como estruturar as suas próprias projeções com esta ferramenta, iremos exibir neste conteúdo duas funções básicas que compõem a ferramenta Cenários: aqui você vai aprender como unir cenários de planilhas diferentes e exibir um cenário.

Unindo cenários de planilhas diferentes

Para unir cenários de planilhas diferentes é necessário que os modelos de hipóteses sejam idênticos. Em outras palavras, as células que terão os seus valores alterados de acordo com o cenário aplicado da planilha de origem deve se referir exatamente às células variáveis correspondentes na planilha ativa. A partir desta estrutura similar dos cenários envolvidos, o Excel se encarregará de transferir todos os cenários da planilha original para a planilha ativa.

Em nosso modelo, iremos trabalhar com dois cenários que estão localizados em diferentes planilhas. O cenário da planilha 1 (cenário previsível) faz o cálculo do montante que uma pessoa consegue poupar durante o ano, onde a meta de poupança do primeiro semestre é de 15% sobre o salário mensal. Este percentual aumentará a partir do mês de julho para o 20%.

Já no segundo cenário que apresenta condições mais otimistas, o percentual de poupança será de 25% sobre o salário para o primeiro semestre e 30% para o segundo semestre.

Para unir estes cenários que estão localizados em diferentes planilhas, faça o seguinte:

Pratique!

Exibindo um cenário

Para exibir os cenários disponíveis nas planilhas, faça o seguinte:

Observe que toda vez que selecionar o cenário e clicar em Mostrar, os valores das variáveis serão alterados na planilha.