Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

TIPO.ERRO

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > TIPO.ERRO

O que é?

TIPO.ERRO é uma função de informação que retorna os valores entre 1 e 7 correspondentes aos erros disponíveis no Excel. Esta função combinada com a função SE pode ser útil caso necessite identificar determinados erros em sua planilha e associá-los a alguma mensagem de aviso para os usuários da planilha em questão.

Sintaxe

= TIPO.ERRO (val_erro)

Onde, o parâmetro val_erro pode assumir tanto o valor de uma referência de uma célula que deseja testar ou os valores entre 1 e 7. Abaixo segue a associação dos tipos de erros e seus respectivos valores numéricos:

#NUL0! = 1

#DIV/0! = 2

#VALOR! = 3

#REF! = 4

#NOME? = 5

#NÚM! = 6

#N/D = 7

Se a função for aplicada em uma célula que não tenha erros, o valor retornado será #N/D.

Exemplo

Para entender melhor o funcionamento da função TIPO.ERRO, veja o exemplo a seguir:

Em nossa planilha de exemplo, temos dois erros:

Para testar as células C4 e C5, que são as referências com os valores de erro, com a função Tipo.Erro, faça o seguinte:

Observe que os parâmetros correspondentes aos tipos de erros das células C4 e C5 exibidos no campo Tipo Erro são respectivamente 3 (#VALOR!) e 2 (#DIV/0!).

Feito, agora iremos associar uma mensagem de erro personalizada para estes tipos de erro, para esta tarefa:

Ao usar a função condicional SE em conjunto com a TIPO.ERRO, estamos testando o valor da célula C4 como sendo um tipo de erro igual a 3. Caso a condição seja atendida, o que é o caso, a mensagem de erro apresentada será “Tipo de dado incorreto"

No caso do erro #DIV/0 localizado na célula C5, a fórmula usada segue a mesma lógica, com a diferença da referência da célula; do tipo de erro a ser testado e da mensagem de texto utilizada caso a condição seja verdadeira.

Pratique!