Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Calculando subtotal com duas operações ao filtrar dados

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Calculando subtotal com duas operações ao filtrar dados

O que é?

Conforme já mencionado, a função SUBTOTAL utiliza-se apenas de células visíveis para exibir informações a respeito de intervalo de células. Largamente empregado em conjunto com o recurso auto-Filtro, ele pode nos trazer a resposta imediata de informações que poderiam demandar um pouco mais de tempo e atenção, caso resolvêssemos aplicar macros.

Como aplicar

Use a seguinte sintaxe:

=SUBTOTAL(func_num; valores)

Onde:

Exemplo

Temos uma expectativa de consumo de peças de automóvel, e, baseado nela, construímos uma estatística com o desvio padrão de acordo com a localidade e estado dos possíveis consumidores. Para que isto fique mais claro, acompanhe o raciocínio:

Antes de filtrarmos a tabela, é necessário inserir uma linha vazia antes do SUBTOTAL, pois assim no momento da filtragem as linhas abaixo não serão filtradas, possibilitando a visualização do SUBTOTAL, conforme estamos demonstrando acima.

A função SUBTOTAL engloba um total de 11 pequenas funções, a cada qual corresponde um número, conforme informado na tabela do artigo supracitado.

Para criar um auto-filtro, selecione a tabela de dados (incluindo os cabeçalhos), clique no menu Dados, depois Filtros e ative o AutoFiltro.

Nossa intenção será verificar o consumo de aparelhos de som para carros no Estado do Rio de Janeiro, bem como seu desvio padrão para que possamos executar nossa estratégia de marketing.

Podemos considerar apenas os demais estados apenas fazendo o uso do auto-filtro, e, a cada filtragem, teremos uma nova resposta.

Pratique!