Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

MOEDA

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > MOEDA

O que é?

A função MOEDA converte células com valores numéricos para texto com a inclusão do símbolo correspondente à moeda que esteja configurada como padrão em suas Opções Regionais e de idioma.

A diferença entre aplicar o formato moeda e usar esta função é que ao aplicar a função MOEDA, os números serão transformados em texto, o que impedirá de realizar cálculos com estas células.

Por esta razão, esta função é utilizada apenas para informar valores que necessitem do símbolo correspondente à moeda, mas que não estejam associados a fórmulas e cálculos matemáticos.

Sintaxe

=MOEDA (num;decimais)

Onde:

num: pode ser o próprio valor numérico, a referência de uma célula que contenha um número ou fórmula que traga como resultado um valor numérico.

Decimais: é o número de casas decimais posicionadas à direita da vírgula. Se não informar este parâmetro, por padrão, o Excel assumirá como 2 dígitos decimais à direita da vírgula. Se os decimais forem negativos, o número será arredondado à esquerda da vírgula. O formato usado é $#.##0,00_);($#.##0,00).

Exemplo

Em nosso exemplo iremos mostrar como incluir o valor retornado pela função MOEDA em uma célula que contenha valor texto. Para esta tarefa, siga os passos a seguir:

Agora iremos pegar este valor (R$ 1.179,00) que a função MOEDA converteu em texto e concatenar com o texto exibido na linha 11.

Observe que o valor texto resultado pelo uso da função MOEDA foi concatenado como uma variável junto à célula com o texto “Nota: Os gastos referentes ao mês de maio foram de”.

Tal variável pode mudar de acordo com as alterações feitas no intervalo de células B4:B7.

Pratique!