Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Usando recursos básicos nas tabelas dinâmicas

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Usando recursos básicos nas tabelas dinâmicas

Introdução

Depois de ter criado uma tabela dinâmica no Excel e ter aprendido qual é a sua lógica de funcionamento, iremos agora explorar os recursos básicos da Ferramenta de Tabela dinâmica, tais como: as suas opções de edição, formatação, atualização de dados e exclusão de uma tabela dinâmica.

Edição e formatação de tabela dinâmica

A personalização da tabela dinâmica pode ser feita tanto no que se refere à aparência das linhas e colunas como na disposição do layout das informações.

No primeiro caso, a formatação da tabela dinâmica pode ser feita por meio do recurso de Formatar células, na qual basta selecionar a célula desejada com o botão direito do mouse e clicar sobre a opção Formatar células.

Você também pode aplicar um modelo padronizado pelo Excel de formatação de tabela dinâmica. Para isso, faça o seguinte:

Agora no caso de alteração do layout da tabela dinâmica, você poderá fazer isso manualmente, arrastando campos na Lista de campos que deseja para a tabela dinâmica.

Ou então, a edição do layout poderá ser feita da seguinte maneira:

Pratique

Como excluir uma tabela dinâmica

Para remover a estrutura de uma tabela dinâmica e os dados contidos nela, você deverá fazer o seguinte:

Importante: No caso de excluir uma tabela dinâmica que esteja associada com um gráfico dinâmico, este ficará congelado de maneira que você não mais poderá modifica-lo.

Atualizando os dados de uma tabela dinâmica

Se você trabalha com uma tabela dinâmica que constantemente recebe novas informações, para que o relatório de tabela dinâmica permaneça válido em suas análises e cálculos é necessário que os dados sejam atualizados sempre que uma alteração seja realizada. Para atualizar estes dados, faça o seguinte: