Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Como alterar as cores, linhas, área de plotagem de um gráfico

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Como alterar as cores, linhas, área de plotagem de um gráfico

Introdução

Os gráficos criados pelo Assistente de gráfico geralmente seguem um modelo visual padronizado no que se refere às cores de linhas, áreas de plotagem, séries de dados entre outros elementos que compõem um gráfico.

Caso deseja alterar estes padrões, isto deverá ser feito manualmente para cada um dos itens pertencentes ao gráfico. Veja abaixo como personalizar seus gráficos e adaptá-los aos seus propósitos.

Área de plotagem

Em nosso exemplo, temos um gráfico de colunas com a área de plotagem na cor cinza.

Linhas de grade e eixo de valores

Para deixar o gráfico com um aspecto mais limpo, iremos retirar as linhas de grade e o eixo de valores (y).

Títulos e legendas

Observe que toda vez que retiramos algum item do gráfico, o redimensionamento da Área de plotagem é feito automaticamente, ocupando o gráfico toda a área disponível. Caso isso não ocorra, basta arrastar a área de plotagem para o espaço vazio e fazer o redimensionamento manual.

Séries de dados

As séries de dados são representadas no gráfico como colunas, barras, linhas e todos os outros diferentes tipos de gráficos que o Excel disponibiliza.

Por padrão, no caso do gráfico em colunas, a série de dados é criada sempre usando a mesma cor, em geral a cor roxa. Para mudar a cor de cada coluna, você deverá fazer o seguinte:

Pratique!