Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Opções do Auto-Filtro

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Opções do Auto-Filtro

(Este texto é parte do conteúdo Auto-Filtro)

O que é?

Conforme visto no artigo sobre Auto-Filtro, sabemos que filtrar uma lista significa ocultar todas as linhas, exceto as que obedeçam critérios específicos. O mais simples destes métodos é o Auto-Filtro.

Apresentaremos neste texto, duas funções muito úteis dentro deste aplicativo que são:

Como aplicar a opção dos Dez Primeiros

Conforme mencionado anteriormente, esta opção é usada para encontrar n itens na parte superior ou inferior de uma lista ou aqueles itens que compõem o n% superior ou inferior do total de uma coluna. Esta função pode ser utilizada quando tivermos uma planilha muito extensa, onde os dados ficariam difíceis de serem visualizados. O fundamental aqui é ressaltar que, embora tenha este nome Dez Primeiros, a filtragem não se restringe a este número (por isso mesmo alertamos que podemos encontrar n itens). Veja nosso exemplo:

Suponhamos que em várias redes de supermercados tenhamos obtido diferentes valores de lucro líquido em variedades de produtos; no entanto, só nos é interessante saber sobre os lucros mais vultosos.

O Excel abrirá a seguinte janela:

A janela apresentará três caixas. Na primeira, podemos selecionar os Primeiros ou Últimos. Na segunda, podemos especificar qualquer número entre 1 e 500. Na terceira, podemos selecionar Itens ou Porcento.

Em nosso caso, como queremos encontrar os dez produtos mais lucrativos, a configuração default exibida na janela já nos será suficiente.

Pratique!

Como aplicar a opção de Personalizar o Auto-Filtro

No exemplo acima, mostramos que é possível filtrar valores através de uma comparação de igualdade como critério. Ou seja, pedimos ao Excel que nos exibisse somente os maiores valores de lucros obtidos em diversos supermercados (isso significa que o programa nos trouxe somente aquelas linhas nas quais a coluna Lucro Líquido era de determinados valores). Com a ajuda da opção Personalizar Auto-Filtro, filtraremos com base na desigualdade ou poderemos encontrar linhas que entrem num intervalo de valores.

Imaginemos que, numa planilha similar à anterior, tenhamos alguns supermercados cujos clientes não fazem parte do nosso público alvo. Sendo assim, não nos seria interessante mantê-los em nossa planilha no primeiro momento, porém, para que os itens não sejam exterminados, devemos utilizar uma das várias funções que este aplicativo nos oferece, conforme veremos a seguir:

O Excel abrirá a seguinte janela:

A janela apresentará quatro caixas. Podemos entrar com um ou dois critérios na caixa de diálogo Personalizar AutoFiltro ou selecionarmos toda gama de operadores relacionais do Excel. As caixas da lista suspensa à esquerda da caixa de diálogo fornecem uma seleção de relações (é igual a, é diferente de, é maior que e assim por diante), e as caixas da lista suspensa à direita nos permitem selecionar os valores que aparecem em nossa lista.

Em nosso caso, dois dos supermercados que constam na lista, atingem a um público diferente do que pretendemos abordar, sendo assim, podemos selecionar as caixas conforme a figura abaixo:

Clique em OK.

Devemos observar que escolhemos a opção E e não Ou. Se tivéssemos selecionado Ou, nossa lista filtrada não mais seria um subconjunto da lista original, mas sim a lista completa.

Pratique!