Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Teclas de Movimentação

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Teclas de Movimentação

O que é?

Sempre que desejarmos posicionar o cursor em um endereço da planilha para que seja digitado um novo dado ou editar a informação de algum endereço, utilizamos o mouse ou algumas combinações de teclas para um deslocamento mais rápido. Através de combinações de teclas, podemos nos deslocar por toda a planilha - da última coluna à última linha da planilha.

Como aplicar

Observe a tabela a seguir:

A área ativa é o conjunto de células que englobam todas as linhas e colunas da planilha que contenham dados. Ao pressionarmos [Ctrl]+[End], não importa em qual local da área estejamos, o Excel nos levará a última célula que contenha alguma informação. Ao acionar [Ctrl]+[Home], nos dirigiremos para A1.

Com o modo Fim ativado através da tecla [End], poderemos nos deslocar com o auxílio das setas. Por exemplo, ao nos direcionarmos para direita, acionaremos a célula mais à direita da região atual ou da primeira célula na próxima região, se estivermos nela. Vale ressaltar que, ao pressionarmos qualquer seta, o modo Fim será desativado.

Quando ativamos o [Scroll Lock], o movimento relaciona-se com a janela em vez de com a célula ativa. Por exemplo, para deslocarmos para a primeira célula na janela atual, pressione [Scroll Lock]+[Home].

A tecla [Tab] tem equivalência à seta para direita, deslocando somente uma célula da planilha. Em sua oposição, temos a mescla de [Shift]+[Tab], funcionando como a seta para esquerda, também deslocando uma única célula.

[Page Up] desloca para cima uma tela do Excel. Em sua oposição, temos [Page Down], que fará com que uma tela desça em nossa planilha.

[Ctrl + Page Up] ou [Ctrl + Page Down] permite mudar a planilha que está ativa, ou seja, sem utilizar o mouse você pode através desses comando agilizar a navegação entre as planilhas de um arquivo.

Pratique!