Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Mudando ângulos de visualização de gráfico tridimensional

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Mudando ângulos de visualização de gráfico tridimensional

O que é?

Por vezes, ao observar gráficos, podemos ter a percepção de que se ele estivesse num ângulo diferente, nossa visualização seria melhor, deixando-o mais atraente. É por isso que, no Excel, há um recurso para alterar a elevação, ângulo, altura e perspectiva do Gráfico elaborado, proporcionando um trabalho melhor definido.

Como aplicar

A forma mais simples para mudar o ângulo de visão de um gráfico tridimensional é selecionar um de seus cantos e arrastá-lo com o mouse. Durante este processo, o Excel exibirá um esboço de como sairá este trabalho. No entanto, o processo citado oferece menos precisão e ainda pode alterar um gráfico tridimensional inteligível para seu oposto.

Felizmente, o Excel oferece uma alternativa mais maleável e igualmente fácil para alterarmos os dados desejados. Para tanto, basta seguir as etapas a serem descritas:

Abrirá a seguinte janela:

Apresentaremos aqui todos os componentes do item Exibição 3D disponibilizando as informações na seguinte ordem: Elevação, Rotação, Perspectiva e Altura.

A configuração Elevação muda o ângulo de visualização relativo à base do gráfico. O ajuste padrão é 15, porém podemos especificar outro valor (excetuando-se os gráficos de Pizza) que esteja entre -90 a 90. Para mudar a elevação, basta digitar um número na caixa de edição ou clicar sobre as setas que apontam para cima ou para baixo no canto superior esquerdo da caixa de diálogo.

O ajuste de Rotação nos permite girar o gráfico. Tecnicamente, ele nos especifica o ângulo formado pelo eixo das categorias e uma linha desenhada horizontalmente na nossa tela. Podemos especificar qualquer ângulo na faixa de 0 a 360, inserindo-o na caixa de edição ou clicando sobre os botões de sentido horário e anti-horário situados à direita da caixa de edição.

Para editarmos a Altura, devemos ter em mente que será alterado também o coeficiente do eixo dos valores e categorias do gráfico. O padrão é 100%, porém podemos selecionar valores entre 5 e 500. Quanto maior o valor, mais baixo será o gráfico. Esta opção não está disponível para gráficos de barras tridimensionais.

A Perspectiva determina a profundidade dos gráficos (contanto que a opção Eixos em ângulo reto não esteja selecionada). O ajuste padrão é 30, mas podemos especificar qualquer valor entre 0 a 100. Valores baixos deixam o gráfico mais plano, dando a impressão de o observarmos através de um telescópio; valores altos são o oposto. Para mudar o valor da Perspectiva, insira um número na caixa de edição ou clique sobre as setas direcionadas para cima ou para baixo desta função.

Pratique!