Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

TIRAR

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > TIRAR

O que é?

A função TIRAR remove todos os caracteres do texto que não podem ser impressos. Ela pode ser utilizada em textos importados de outros aplicativos que contêm caracteres que talvez não possam ser impressos no seu sistema operacional, como o de uma linguagem de computador de baixo nível, por exemplo.

Ressaltamos que TIRAR foi especialmente desenvolvida para remover os 32 primeiros caracteres não-imprimíveis no código ASCII de 7 bits (valores de 0 a 31) do texto.

Como aplicar a Função TIRAR

Suponhamos que, ao importar um texto de um outro aplicativo qualquer, ele tenha nos trazido à tona, além das informações que nos interessam, uma série de caracteres sem validade para nossos propósitos. Neste caso, a função em questão será de grande valia para podermos eliminar os textos indesejáveis, a fim de torná-lo apresentável e de fácil visualização ao imprimi-lo. Para tanto, devemos seguir os passos abaixo:

Use a seguinte sintaxe:

=TIRAR(valor)

Onde valor pode ser qualquer informação na planilha da qual você deseja remover caracteres não-imprimíveis.

Exemplo

Acabamos de importar um texto proveniente de uma linguagem baixa de um sistema operacional e gostaríamos de imprimi-lo pela planilha do Excel. No entanto, nele estão contidos alguns caracteres indesejáveis. Observe a figura abaixo e note o procedimento simples que é removê-los.

Pratique!