Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

AMORLINC

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > AMORLINC

O que é?

A função AMORLINC pertence ao grupo de funções financeiras e tem o objetivo de retornar a depreciação para cada período contábil. Esta função é fornecida para o sistema contábil francês.

Se um ativo for adquirido no meio do período contábil, a depreciação pro rata deverá ser considerada.

Sintaxe

=AMORLINC(custo; data_aquisição; primeiro_período; recuperação; período_tot; taxa_deprec; ano_base)

Onde:

Observações

1-) As datas devem ser inseridas com a função DATA ou como resultado de outras fórmulas ou funções. Por exemplo, use DATA(2007,6,1) para 1 de junho de 2007. Se as datas forem inseridas como texto surgirão problemas. O Excel armazena datas como números de série seqüenciais padrão para que eles possam ser usados em cálculos. Por padrão, 1° de janeiro de 1900 é o número de série 1 e 1° de janeiro de 2008 é o número de série 39448 porque está 39.448 dias após 1° de janeiro de 1900.

2-) Números padrão para o uso de ano_base:

No exemplo abaixo, desejamos calcular a depreciação de itens como Edifícios, Móveis e Utensílios e Automóveis. Vejamos como aplicar usando a função AMORLINC.

Exemplo

Aplicando a função:

=AMORLINC(B$4; B$5; B$6; B$7; B$10; B$8; B$9), temos o seguinte resultado:

Com base no exemplo mostrado acima, podemos notar a eficiência e a grande utilidade da função AMORLINC no dia-a-dia de profissionais da área de finanças. Se imaginarmos uma situação onde há a necessidade de trabalhar com, por exemplo, diversos períodos dentro de uma mesma planilha, veremos o papel importante que essa função desempenha em determinadas situações.

Pratique!