Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

N

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > N

O que é?

O Excel inclui essa função visando à compatibilidade com outros programas de planilhas. Por exemplo, se estivermos trabalhando num ambiente fora Windows, provavelmente o aplicativo correspondente ao Excel neste outro sistema terá dificuldades em compreender se o dado é um valor numérico ou texto. A função N fará com que a informação numérica possa ser interpretada como tal.

A Função N traduz valores em números. Na maioria das funções do Excel, quando digitamos um argumento que não gera o tipo correto de dados, o programa o traduz de forma automática para não precisarmos utilizar o N nas fórmulas.

Imaginemos, no entanto, que, dentro do próprio Excel queiramos que haja um retorno em forma de algarismos. A função N também poderia ser utilizada neste contexto. Ela apresenta a qualidade de retornar informações verdadeiras como 1 e falsas como 0. Além disso, também podemos efetuar o cálculo em dias corridos se digitarmos alguma data, desde que esta se inicie a partir do ano de 1900.

Como aplicar a Função N

Use a seguinte sintaxe:

=N(valor)

Onde:

valor é um número ou referência a uma célula que contém um número, N retoma a tal número. Se o valor lógico ou referência a uma célula resulta VERDADEIRO, N retorna 1. Se valor for uma data com um dos formatos de data do Excel, N retorna o número seqüencial dessa data. Se valor for qualquer outra coisa, N retorna 0.

Exemplo

Usaremos a função N para demonstrar as habilidades que são possíveis de se obter através de seu uso. Para que o desempenho seja satisfatório, utilizaremos diversas informações. Observe a planilha abaixo:

Na coluna Fórmula a ser criada, devem estar os resultados gerados de acordo com o cumprimento da sentença aplicada. Já a coluna Resultado mostrará as explicações dos resultados (linha por linha) apresentados pelo Excel.

Para saber como definir os argumentos desta função, siga os passos abaixo:

Na janela Valor, informe no campo:

=N(B3)

Repita a operação para B4, B5 e B6

Vale a pena ressaltar que esta função é largamente utilizada quando há uma incompatibilidade de sistemas, conforme descrito no começo da aula.

Pratique!