Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

ÉLÓGICO

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > ÉLÓGICO

O que é?

A função ÉLÓGICO faz parte das funções de informação, que verificam o tipo de valor e retorna VERDADEIRO ou FALSO dependendo do resultado. Sua função é verificar se o valor informado é ou não um valor lógico, ou seja, ÉLÓGICO só retornará VERDADEIRO se o valor informado for verdadeiro ou FALSO caso o valor esteja contido em uma célula.

De modo geral, as funções É são úteis nas fórmulas para testar o resultado de um cálculo. Quando combinadas com a função SE, fornecem um método para localizar erros em fórmulas.

Nota: ÉLÓGICO não possui utilidade se usada sem associação com a função de teste de resultados, formatações condicionais, validação personalizada ou qualquer outro tipo de recurso que envolva funções lógicas.

Sintaxe

Usa-se a seguintre sintaxe:

=ÉLÓGICO(valor)

Onde:

valor é o valor a ser inserido. Exemplo: uma célula (A1) ou então um texto entre aspas ("Verdadeiro").

Exemplo

Neste caso abaixo, temos uma planilha que utiliza o recurso de formatação condicional. Desejamos verificar se os dados da coluna Salário Bruto são ou não lógicos:

Aplica-se a seguinte fórmula:

=ÉLÓGICO(D4)

Verificamos se o dado que correspondente à célula passada na fórmula possui ou não uma informação lógica, ou seja, VERDADEIRO ou FALSO.

Neste caso, o resultado é FALSO, devido ao fato dos dados, por exemplo R$2100,00, não ser um valor lógico e sim monetário. O próprio exemplo mostra que essa função não é muito útil, em casos como esse, porém com planilhas bem mais extensas, é interessante o uso para a conferência de resultados.

Pratique!