Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Os cuidados que devem ser tomados quando se realizam cálculos entre horas e números decimais ou inteiros

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Os cuidados que devem ser tomados quando se realizam cálculos entre horas e números decimais ou inteiros

Quando usamos a função Hora geralmente queremos selecionar apenas o valor correspondente à hora dentro de uma célula que contenha dados de data.

No entanto, ao trabalhar com cálculos que envolvam horas é preciso tomar certos cuidados já que a função Hora aceita como parâmetro tanto células com o formato Hora (hh:mm:ss) como células com o formato decimal, que usa o intervalo entre 0 e 1 para representar as 24 horas do dia. Para entender melhor como evitar estes problemas em suas planilhas confira o exemplo abaixo:

Exemplo

Em nossa planilha de exemplo, mostraremos como o Excel interpreta números decimais como valores de horas. Usaremos duas tabelas onde a primeira a função Hora é usada para extrair o valor da hora no formato hh:mm da célula especificada.

Na segunda tabela, a função Hora converte o formato decimal equivalente à uma informação de hora e retorna o valor da célula especificada. Por exemplo, nesta tabela, o valor 0,3 (parâmetro Num_serie) corresponde a 7 horas, o valor 0,5 corresponde a 12 horas e assim sucessivamente até chegar ao número 1 que é o equivalente à 0h00 ou 24h.

Nos passos a seguir, mostraremos como alterar o formato de Hora convencional (hh:mm:ss) para número decimal:

Feito isso, o Excel converterá as horas para o formato decimal.

Agora que você já sabe que maneira o Excel interpreta os números decimais como informações de hora, fica mais fácil evitar erros de cálculos que envolvam horas e números decimais em suas planilhas.

Pratique!