Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Criando menus hierarquizados

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Criando menus hierarquizados

Descrição

Dispomos de uma série de listas que contêm itens da mesma categoria, como, por exemplo, uma listagem de diferentes cargos de uma empresa separados por departamento. Suponha que desejamos selecionar um cargo da empresa através de uma caixa de combinação: conforme o número de cargos aumenta, contudo, a lista se torna longa, e a localização do item desejado, difícil. Gostaríamos de um meio de selecionar o departamento desejado, de forma que a próxima seleção (a de cargo) exiba apenas os valores do departamento que escolhemos previamente. Como fazê-lo?

Nesta planilha especial você encontra uma seqüência de dois menus drop-down onde as opções da segunda caixa dependem do valor escolhido na primeira. Os valores possíveis para ambas as caixas são disponibilizados em uma tabela que pode ser facilmente alterada, e a escolha dos valores em cada uma das caixas dá as coordenadas do item desejado em relação a esta tabela.

De posse das coordenadas do item selecionado, você pode, por exemplo, recuperar o título da coluna ou o valor da célula em questão (usando a função ÍNDICE), ou ainda realçar a coluna e o item selecionado utilizando formatação condicional – confira esta aplicação na planilha!

Pré-requisitos

Download