Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Recuperando índices à esquerda de uma chave

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Recuperando índices à esquerda de uma chave

Introdução

Este conteúdo contém uma técnica de aplicação das funções CORRESP e ÍNDICE que lhe permitirá recuperar valores à esquerda de uma chave de pesquisa, o que não é normalmente possível através da função PROCV.

Exemplo

PROCV é utilizada sempre que desejamos verificar a ocorrência de determinado valor em uma tabela e devolver um valor associado a tal registro. Observe a imagem abaixo, onde a função PROCV é usada para devolver o telefone de um funcionário:

Note, contudo, que não é possível utilizar a função PROCV para fazer a pesquisa por nome e devolver a sala do funcionário correspondente na célula G11, uma vez que PROCV só devolve valores à direita da coluna de pesquisa.

A função CORRESP devolve a posição de um valor em uma lista, linha ou coluna. Por exemplo, para a tabela acima, uma aplicação de CORRESP com argumentos G9 e C4:C11 devolveria o valor 3, já que "Fabiana Rossi" é o terceiro registro da listagem fornecida.

Podemos, portanto, fornecer o resultado da aplicação desta função como coordenada de linha para ÍNDICE contendo toda a tabela. Observe a aplicação da fórmula:

A função CORRESP(G9; C4:C11; 0) devolve a coordenada da linha, que por sua vez é inserida na função ÍNDICE(B4:D11; [valor]; 1). Observe o resultado:

Pratique!