Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

ÉERROS

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > ÉERROS

O que é?

É uma função que verifica se um determinado valor, seja ele uma célula ou fórmula contém algum tipo de erro. O resultado da função é um tipo lógico, podendo ser VERDADEIRO ou FALSO. Quando o valor analisado contiver algum tipo de erro, a fórmula retornará VERDADEIRO, caso contrário, retornará FALSO, o que significa que o valor não possui nenhuma inconsistência.

A função ÉERROS estende a função EÉRRO, permitindo qualquer tipo de erro daqueles que são disponibilizados pelo Excel, (#N/D, #VALOR!, #REF!, #DIV/0!, #NÚM!, #NOME? ou #NULO!).

A função ÉERROS é útil para prever possíveis problemas em fórmulas construídas que utilizam valores externos ou referenciados. Isso significa que, em algum momento é possível que algum usuário entre com um dado inválido para sua fórmula, gerando uma expressão de erro como resultado.

Casos comuns podem ser a realização de cálculos aritméticos utilizando células que contenham valores de texto, quando acontece uma operação divisão por zero ou quando se busca um valor inexistente ou inválido.

O uso desta função combinada com a função SE pode evitar que as planilhas gerem resultados indesejados.

Sintaxe da função ÉERROS

=ÉERROS(valor)

Onde valor é a referência ou fórmula que será analisada pela função, verificando a existência de erros, retornando VERDADEIRO se o valor for qualquer valor de erro, caso contrário, retornará FALSO.

Na figura abaixo, é demonstrado um exemplo simples da aplicação da função ÉERROS em uma planilha que efetua um cálculo de divisão, sendo que os valores que compõe o cálculo estão em B2 e B3 e o cálculo realizado em B4.

Na célula B6 é colocada a fórmula ÉERROS para analisar o conteúdo da célula B4 que contém o resultado do cálculo sendo montada da seguinte forma:

=ÉERROS(B4)

Atribuindo valores válidos para execução da divisão, o resultado é calculado normalmente em B4 e a fórmula em B6 retorna FALSO, pois não existe erro em seu valor.

Para gerar situações de erro e analisar o funcionamento da função, coloca-se em B3 o valor 0 (zero). Isso retornará #DIV/0 em B4, ou seja, um erro de divisão por zero. Veja que ao fazer isto, o erro é identificado pela função ÉERROS que retorna o valor VERDADEIRO em B6 conforme a figura abaixo:

Se colocar qualquer valor de divisor válido em B3, o resultado será demonstrado normalmente em B4 e a função retornará FALSO.

Para simular outro erro, tente inserir em B3 um valor que contenha um texto qualquer. Veja o resultado na figura abaixo:

Pratique!

Como um texto não pode ser utilizado para realizar cálculos aritméticos, o resultado da divisão em B4 retorna um erro, neste caso o erro #VALOR que ocorre quando é usado o tipo errado de argumento ou operando. Consequentemente, a função ÉERROS em B6 retorna o valor VERDADEIRO.

Exemplo