Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Opções de cálculo que a ferramenta tabela dinâmica permite

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Opções de cálculo que a ferramenta tabela dinâmica permite

Introdução

Como já foi visto em outros tópicos relacionados à Tabela dinâmica, este recurso é uma verdadeiro suporte para quem trabalha com tabelas de dados com muitas colunas e linhas e necessita trabalhar estes dados de forma ágil e inteligente, por isso é importante conheçer mais sobre as diversas opções que este recurso nos oferece.

Neste conteúdo mostraremos os recursos que permitem ao usuário fazer mais do que somas simples de totais ou de subtotais de campos. Exibiremos todas as opções de cálculos disponíveis que torna a ferramenta tabela dinâmica tão versátil e interativa.

Exemplo

Somar a freqüência de registros

Se você deseja conhecer quantas vezes um registro aparece em sua tabela, ou por exemplo, quantos pedidos foram solicitados por determinados fornecedores em um mês:

Se um dos campos envolvidos tiver um valor do tipo texto, clique sobre o campo Soma de Total com o botão direito e depois clique em Configurações de campo.

Pratique!

Recursos além da soma de valores

Em sua configuração padrão, quando arrastamos os campos para área da tabela dinâmica o Excel efetua a soma dos campos numéricos. No entanto, além da soma o Excel oferece outras 10 opções de cálculo o que inclui: Soma, ContNúm, Média, Max, Mínimo, Produto, Cont.Num, DesvPad, DesvPadp, Var e Varp. Estas opções de cálculo fazem a média, contam instâncias e fazem cálculos estatísticos como desvio padrão se for o caso.

Para escolher uma destas opções, basta clicar com o botão direito do mouse sobre o campo desejado e depois clicar sobre as opções disponíveis.

Se estiver trabalhando com um campo de dados numéricos, existem ainda outras fórmulas de cálculos que exibe a diferença entre campos, percentual da linha da coluna do campo entre outros. Para acessar este recurso, clique em Opções e escolha algumas das opções disponíveis na caixa de combinação.