Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

As maneiras corretas de corrigir e editar dados das planilhas

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > As maneiras corretas de corrigir e editar dados das planilhas

A edição consiste na manipulação de dados incorretos em uma célula. Este procedimento pode ser realizado em dados puros, fórmulas, formatos etc. E uma das principais vantagens do Excel é que ao editar uma célula ou fórmula, automaticamente todos os dados relacionados à célula inicial serão alterados, poupando um tempo precioso de trabalho.

No entanto, o Excel exige que algumas regras sejam seguidas para que os cálculos sejam efetuados. Neste conteúdo iremos falar sobre dois erros bastante freqüentes que acontece na edição de fórmulas e de valores: a referência circular e a soma de decimais com ponto. Saiba como evitá-los e corrigí-los.

Exemplo I

Referência circular

A referência circular é um erro que acontece quando elaboramos uma fórmula que refere à própria célula que a contém. Quando acontece este erro, o Excel não consegue calcular estes dados, pois o cálculo entra em um loop sem fim, sendo por este motivo conhecida como referência circular.

Se você observar, quando acontece este erro, o Excel exibe na barra de status a palavra Circula:(endereço da célula). É neste endereço que estará a célula com a referência circular. Esta é uma dica que o Excel oferece ao usuário para avisar de que há fórmulas incorretas na planilha.

Para solucionar este erro, faça o seguinte:

Exemplo II

Pratique!

Soma com números decimais

Outro problema de edição que geralmente encontramos é com a soma de números decimais. Por exemplo, se desejamos realizar a soma de dois decimais e na edição do valor numérico, por falta de atenção, digitamos o ponto (.) no lugar da vírgula (,),por padrão, o Excel não reconhecerá este valor como um número, e assim não realizará o cálculo solicitado.

No sistema numérico brasileiro, o ponto (.) é um indicador de milhar e não de decimal. Para evitar este tipo de problema, sempre use vírgulas para indicar números decimais no Excel.

Caso esteja trabalhando com dados internacionais, em que, a vírgula (,) representa o separador de milhar e o ponto (.) o separador de decimal, como é o caso dos Estados Unidos, você poderá mudar para estes padrões para atender as suas necessidades.

Para esta tarefa, faça o seguinte:

Pratique!