Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Os perigos e os cuidados que você deve ter ao criar ou editar uma macro

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Os perigos e os cuidados que você deve ter ao criar ou editar uma macro

Introdução

A criação de macros no Excel não exige que os usuários conheçam a sintaxe de programação VBA. No entanto, conforme você passe a utilizar macros com mais freqüência, é possível que eventualmente você tenha que alterar alguma operação em suas macros.

Se você faz parte do primeiro grupo de usuários que não domina o VBA, para se familiarizar com as ações e a sintaxe usada no código VBA, você pode exibir o código das macros que tenham sido criadas por outras pessoas (ou então que tenham sido criadas pelo Gravador de Macro). Porém é importante que alguns cuidados sejam tomados para que não ocorram erros e as ações da macro sejam inutilizadas. Veja a seguir quais são estes cuidados que você deve ter ao editar uma macro.

Editando uma macro

Dar uma olhada no código de programação de uma macro é uma excelente forma de compreender como a macro é aplicada e como ela funciona. Neste exame você pode fazer algumas alterações se desejar.

Para acessar a caixa de diálogo macro, faça o seguinte:

Nesta lista você deverá escolher a macro que deseja editar. Depois que tiver selecionado a macro desejada, clique sobre o botão Editar e automaticamente o editor VBA será exibido com a macro selecionada pronta para ser editada.

Uma vez que a macro seja exibida você poderá fazer as alterações que desejar. Para evitar possíveis transtornos e perda da funcionalidade de suas macros. Antes de fazer qualquer alteração é importante ter as seguintes dicas em mente:

Se você seguir estas dicas, haverá muito poucas chances de que algo dê errado em uma edição de macros. No entanto, se algo não sair como o previsto, não se desespere pois certamente com as tentativas de corrigir os erros, certamente serão bem maiores as suas chances de aprender mais sobre o Excel e sobre a programação de macros.

Assim que tiver concluído suas edições em sua macro, feche o editor VBA e retorne para a planilha do Excel.