Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Não dá para usar valor de outras planilhas na formatação condicional e na validação

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Não dá para usar valor de outras planilhas na formatação condicional e na validação

Introdução

Existem algumas situações em que o Excel não consegue aplicar recursos quando os dados estão localizados em planilhas diferentes, usando-os como referência. Este é o caso da formatação condicional e da validação de dados. Acompanhe neste tutorial como solucionar este problema.

Para contornar esta limitação do Excel em localizar as referências em diferentes planilhas a única solução é trabalhar com áreas nomeadas. Com esta dica, o Excel consegue identificar sem problemas os valores contidos em outras planilhas.

Exemplo

Em nosso exemplo temos um quadro de notas localizado na planilha Plan1. Nesta tabela estão listados as notas, médias e o status dos alunos para uma determinada disciplina.

Na segunda planilha iremos inserir apenas a relação de alunos para aplicar a formatação condicional de acordo com a sua situação escolar, onde a cor verde em negrito significa que o aluno foi aprovado enquanto que a cor vermelha em negrito estará associada à reprovação do aluno nesta disciplina.

Para que este recurso de formatação condicional seja aceito pelo Excel com dados em planilhas diferentes, faça o seguinte:

Para conferir o resultado, clique em OK. Você verá que a letra correspondente ao aluno A terá mudado para a cor verde, pois certamente o status deste aluno na Plan1 está como Aprovado.

Para aplicar esta formatação para os demais alunos você deverá repetir este mesmo procedimento para as demais linhas da tabela.

Nota: lembrando que esta dica pode ser aproveitada ao trabalhar com Validação de dados.

Pratique!