Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Dicas para recálculo

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Dicas para recálculo

Introdução

Por padrão, o Excel realiza a rotina de recálculo automaticamente toda a vez que alguma fórmula de suas planilhas é modificada. Além da opção Automática, o Excel também dispõe do recurso de recálculo Manual.

A opção de recálculo manual era bastante utilizada há anos atrás, na época em que a simples alteração de um valor implicava em um considerável tempo de espera para realização do recálculo de operações.

Dessa forma, a ativação da opção Manual para o recálculo de fórmulas em suas planilhas permite ao usuário controlar quando será necessário aplicar a rotina de recálculos, evitando que o Excel refaça um grande número de operações a cada inclusão de um valor.

Assim, se você trabalha com planilhas muito pesadas que envolvam uma cadeia de cálculos complexos, trabalhar com o modo Manual pode ser uma boa opção para aumentar o desempenho de suas planilhas.

Como aplicar o recurso

Para ativar o recálculo manual em suas planilhas, faça o seguinte:

Agora, com o modo Manual ativado, toda vez que desejar recalcular fórmulas será necessário pressionar F9 para recalcular toda a pasta de trabalho (ou SHIFT+F9 para atualizar apenas a planilha ativa).

Pratique!