Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Protegendo o compartilhamento

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Protegendo o compartilhamento

O que é?

A proteção do compartilhamento consiste basicamente numa única aplicação, que é a de proteger os históricos gerados para controle de alterações dos usuários, bem como suas alterações na pasta compartilhada. Antes de criar a pasta de compartilhamento, pode-se proteger a mesma por senha.

Mesmo após ter sido compartilhada a pasta de trabalho, o Excel oferece uma opção de controle para que não sejam removidos os históricos. Essa opção é fundamental para que haja uma melhor organização e controle do andamento de um projeto feito no Excel.

Como aplicar

Para aplicarmos as opções de proteção de compartilhamento devemos seguir os seguintes passos:

Após seguir os seguintes passos, veremos uma caixa de mensagem que oferece as opções para mantermos o controle dos históricos, que pode ser visualizada abaixo:

Note que a opção que está marcada na imagem possui um pequeno texto explicativo, informando que ao marca-la você estará mais prevenido contra a exclusão dos históricos.

Outro fato importante de ser notado é a opção de proteger por senha. Porém, como foi citado no parágrafo O que é?, só será habilitada caso a planilha não esteja sendo compartilhada. É aconselhável que seja feita essa opção de proteção por senha antes do compartilhamento, tendo em vista que a proteção por senha é sempre viável para segurança.

Desfazendo a proteçao

Para desfazer a proteção da pasta compartilhada, basta refazer os passos citados acima no parágrafo Aplicação, porém haverá uma mudança, para facilitarmos o entendimento repetiremos os passos:

Pratique!