Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Produto (MULT)

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Produto (MULT)

O que é?

A função MULT calcula o produto de seus argumentos: ela é o análogo da função SOMA para multiplicação. A função MULT se torna mais útil conforme o número de valores que você deseja multiplicar aumenta, e ajuda a manter simples a inspeção de fórmulas e organização da planilha.

Dica: ao calcular produtos, o resultado pode sair de controle facilmente: se você pretende fazer cálculos com valores grandes ou uma quantidade considerável de fatores, pode ser uma boa idéia formatar suas células para que elas exibam resultados em notação científica: trata-se de um método de representação de números grandes (ou pequenos) amplamente utilizado na área de exatas, que destaca a magnitude do número ao preço de alguma precisão.

A representação de notação científica é da forma [car],[mnt]E[exp]:

O número é lido como o produto da parte à esquerda de E pela potência de dez à direita. Por exemplo, 1,45E3 significa 1,45 * 10³ = 1,45 * 1000 = 1450. Esta notação permite uma interpretação rápida da magnitude do número (pela sua potência de dez associada) e, apesar de provocar imprecisões ao trabalhar com números maiores, representa-os razoavelmente no uso cotidiano.

Como aplicar a função

Utilize a seguinte fórmula:

=MULT(valores)

Onde valores são de um a trinta argumentos numéricos, como intervalos, células isoladas ou números.

No exemplo a seguir, calcularemos o fatorial de 15. O fatorial de um número natural x é definido como o produto de todos os naturais maiores que zero e menores ou iguais a x. Observe:

Na prática, isto significa calcular o produto dos elementos do intervalo B18:F20. Calcularemos o resultado na célula C22. A fórmula utilizada será, portanto, =MULT(B18:F20):

Observe o resultado, exibido em notação científica:

O Excel exibe automaticamente o resultado em notação científica nas células numéricas caso o número seja maior que 10¹¹ ou não caiba na largura determinada para a célula.

Pratique!

Exemplo