Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Nomeando fórmulas no Excel

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Nomeando fórmulas no Excel

Introdução

Além de definir áreas nomeadas em planilhas, também é possível atribuir nomes a fórmulas. Os nomes definidos podem ser utilizados da mesma forma que áreas nomeadas: o Excel faz automaticamente a substituição dos nomes pelas suas referências e fórmulas.

Quando utilizados adequadamente, os nomes de áreas e fórmulas simplificam a manipulação de informações importantes da planilha. Você pode, por exemplo, atribuir nomes a células sensíveis (como Cotação para uma célula que contenha a cotação do dólar) ou a fórmulas de uso freqüente; assim, se for necessário alterar algum destes parâmetros futuramente, bastará alterar a referência do nome dado, em vez de todas as ocorrências da célula ou fórmula.

Como aplicar o recurso

Para nomear uma fórmula, siga os seguintes passos:

Isto abrirá a janela abaixo:

Com o nome adicionado, basta utilizá-lo como uma fórmula do Excel, precedida do sinal de igualdade.

Exemplo

No exemplo a seguir, vamos criar um nome para simplificar a exibição de uma fórmula utilizada várias vezes na mesma planilha. Observe:

Na planilha acima, a receita semestral obtida com a venda de determinado artigo é dada através do produto entre preço unitário, produção mensal e número de meses. A fórmula em questão é =MULT($C$14:$C$16), e será repetida no intervalo C19:F19.

Para manter a planilha organizada, definiremos esta fórmula como =RECEITA: assim, se for necessário alterar a planilha futuramente para redefinir a região que contém as premissas, bastará alterar a referência deste nome.

Abra a janela Definir nome, como na seção anterior. A seguinte janela será exibida:

Defina o novo nome, RECEITA, e no campo "refere-se a" digite a fórmula =MULT($C$14:$C$16). Note que o intervalo está com referência absoluta, já que o produto será calculado sempre sobre a mesma área:

A partir do momento em que o nome for definido, você poderá usá-lo na planilha. Observe a aplicação do nome em C19:

Veja o resultado:

Pratique!