Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Referência indireta (INDIRETO)

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Referência indireta (INDIRETO)

O que é?

A função INDIRETO transforma um valor de texto em uma referência a uma célula, intervalo ou área nomeada da planilha. Isto permite que um valor de texto inserido em uma célula seja interpretado e convertido em uma região qualquer da planilha.

Esta função é freqüentemente utilizada quando desejamos que um argumento de determinada função possa ser alterado ou atualizado dinamicamente; ela é bastante útil quando utilizada em conjunto com validação de dados utilizando listas ou menus drop-down.

Como aplicar a função

A função INDIRETO não é útil sozinha: sua aplicação eficiente envolve definir áreas de interesse na planilha (utilizando referência absoluta, como em A1 ou C1:F1, ou os próprios nomes de célula, como por exemplo Salários ou Tabela) e inserir um desses valores como texto na célula dada como argumento para a função. O resultado de INDIRETO é, então, a região representada pelo texto da célula. Observe o exemplo na seção seguinte para uma aplicação da função.

INDIRETO tem a seguinte sintaxe:

=INDIRETO(valor)

Onde valor é um texto ou uma célula contendo um valor de texto que é convertido pela função. Se o valor de texto não for uma referência válida, a função devolverá o valor de erro #REF!.

Exemplo

No exemplo abaixo, temos uma tabela de salários e idades de um determinado grupo:

Suponha que desejamos gerar um relatório dinâmico que permita a visualização de algumas estatísticas relacionadas a este grupo, entre elas a idade e o salário máximos. O usuário deve poder digitar um termo de pesquisa e obter o valor desejado.

Na imagem acima, a área relacionada aos salários foi nomeada "Salários", e às idades, "Idades". Utilizaremos a função INDIRETO para que o máximo seja calculado a partir de um destes nomes, fornecido como valor da célula C22.

Digite a fórmula =MÁXIMO(INDIRETO(C22)) na célula C23:

Ao fazê-lo, o máximo será calculado para a área nomeada na célula C22, como na imagem abaixo:

Se o valor da célula C22 for alterado, o máximo será recalculado de acordo com a nova área fornecida à função MÁXIMO através de INDIRETO:

Pratique!