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Trabalhando com porcentagens

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O que é?

Em geral, o uso de porcentagens é recorrente para aqueles usuários que precisam fazer cálculos de acréscimos, de descontos sobre determinados valores ou então calcular a participação percentual de uma parte pelo todo.

Para quem já usa percentuais em sua máquina de calcular, não há muito segredo no uso deste recurso no Excel. É a mesma lógica, veja nos exemplos a seguir como trabalhar com porcentagens no Excel.

Exemplo I

Em nosso primeiro exemplo, mostraremos como calcular o percentual do faturamento de uma determinada empresa por região geográfica.

Temos o faturamento em reais para cada região do país e abaixo o faturamento total da empresa, que neste caso será o divisor de nossa divisão.

Para calcular o percentual do faturamento de cada região, faça o seguinte:

Pratique!

Exemplo II

Em nosso segundo exemplo iremos calcular acréscimos e descontos de uma determinada fatura de acordo com a sua data de pagamento. Existem duas hipóteses para a pessoa que efetuará o pagamento da fatura.

Na primeira hipótese, caso a pessoa não efetue o pagamento até a data do vencimento, ela terá que pagar a fatura com um acréscimo de 5% sobre o valor, correspondente à multa por atraso.

Para realizar este cálculo, iremos seguir a lógica das tabelas para acréscimos e descontos que está disponível na planilha. No caso de um acréscimo de 5%, o fator multiplicador será de 1,05 que é seria o mesmo que multiplicar por 5% e depois somar ao valor inicial. Veja a seguir como aplicar este fator multiplicador à fórmula no Excel:

Na segunda hipótese, iremos calcular o valor a ser pago com desconto se o pagamento for realizado antes da data de vencimento. Neste caso, haverá um desconto de 15% sobre o valor inicial.

Para realizar este cálculo, faça o seguinte:

Pratique!