Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Introdução à compartilhamento de dados

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Introdução à compartilhamento de dados

O que é?

O compartilhamento de dados é a forma mais fácil de agilizarmos processos no nosso dia-a-dia. Diversos softwares e rotinas administrativas são compartilhados para que uma ou mais pessoas possam trabalhar com um mesmo conteúdo, o que evita de um mesmo serviço ser feito por mais de uma pessoa de forma que fique redundante e pouco produtivo. No Excel também não é diferente, veremos a partir de agora como compartilhar dados de planilhas.

O mais interessante no compartilhamento do Excel, é que podemos ver quais alterações foram feitas e quem as fez, além de outras opções que serão detalhadas em breve no artigo editando o compartilhamento.

Exemplo

O diretor financeiro de uma empresa deseja compartilhar um balanço que esta sendo usado em um de seus estudos para que seus estagiários o auxiliem:

Para que isto seja feito, devemos seguir os passos abaixo:

Para deixar de compartilhar uma planilha com outros usuários, basta você refazer o processo de aplicação citado acima e desmarcar a opção de Permitir alterações por mais de um usuário ao mesmo tempo.

Observação

Alguns recursos como células mescladas, formatações condicionais, validação de dados, gráficos, imagens, objetos incluindo objetos de desenho, hiperlinks, cenários, estruturas de tópicos, subtotais, tabelas de dados, relatórios da tabela dinâmica, proteção de pasta de trabalho e planilha, e macros devem ser criados antes de compartilhar a pasta de trabalho. Depois disso, os itens citados acima permanecerão desativados para edição, enquanto a planilha permanecer compartilhada.

Pratique!