Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Limite de argumentos em uma função

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Limite de argumentos em uma função

O que é?

É uma definição do programa para o limite máximo de argumentos que podem ser usados em uma função, e que no caso do Microsoft Excel esta estabelecido em 30 argumentos.

Independentemente da função e do número de cálculos contidos na mesma, serão aceitos somente os 30 argumentos pré-definidos pelo programa.

Exemplo

Neste exemplo serão utilizados os dados da tabela abaixo que compreende o intervalo de células A3:C14, sendo a célula de destino a célula E9:

No intervalo mencionado acima, faremos um teste lógico simples, onde compararemos a coluna A com a coluna C da tabela para verificar se existem valores iguais.

Faremos o teste utilizando a função SE, onde a resposta Sim significará valores repetidos e Não a ausência dos mesmos. Vejamos a figura abaixo:

Veja que na figura acima a função esta colocada com poucos argumentos, o que a faz retornar uma das respostas sem problemas, conforme mostra a figura abaixo:

Mas ao aumentarmos o número de argumentos para um número superior a 30, o programa informa uma mensagem de erro, conforme demonstra a figura abaixo:

Ao clicar no botão OK o programa retorna a célula que contém a função e indica o argumento onde inicia-se o erro, ou em outras palavras, o excesso de argumentos.

Agora veja um vídeo que demonstra o caso mencionado acima, e lembre-se, independentemente da função, o limite de 30 argumentos continuará sendo regra, e quanto mais argumentos um cálculo utilizar menor será o número de cálculos que poderão ser utilizados dentro da função.

Pratique!