Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Interagindo as telas com as planilhas

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Interagindo as telas com as planilhas

Introdução

Ao criar um formulário, você precisará definir em que circunstâncias e por que método ele será disparado. Esta escolha depende do objetivo do seu formulário: este texto contém alguns exemplos que ilustram diferentes meios de carregá-lo.

Exemplo 1: macro autoexecutável

Ao criar uma interface para login em uma planilha, você pode desejar que ela esteja completamente protegida ao ser aberta, e que determinadas áreas sejam liberadas dependendo do nome de usuário e senha fornecidos. Neste caso, é adequado utilizar uma macro autoexecutável que abra o formulário (neste exemplo, chamado formExemplo) assim que a pasta de trabalho for carregada. Isto pode ser feito inserindo uma macro como a seguinte no módulo especial EstaPasta_de_Trabalho (ThisWorkbook):

Private Sub Workbook_Open()
    formExemplo.Show
End Sub

Esta macro é executada automaticamente quando o arquivo é aberto (Workbook / Open), exibindo o formulário formExemplo.

Exemplo 2: botão em planilha

Suponha que criamos um formulário que manipula compras e vendas de equipamentos de uma empresa, e adiciona estas informações a um banco de dados: ele deve ser executado pelo usuário da planilha sempre que a empresa comprar ou vender uma peça. Neste caso, é adequado utilizar um botão em planilha para carregar o formulário sempre que o usuário desejar. Isto é feito atribuindo uma macro como a seguinte ao botão:

Public Sub loadForm()
    formExemplo.Show
End Sub

Não se esqueça de que a macro deve ser pública, para que seja visível de fora do módulo onde foi escrita.