Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Incorporação de imagens como recursos de apresentação

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Incorporação de imagens como recursos de apresentação

O que é?

A maioria dos usuários não percebem, mas podem substituir barras, colunas, ou linhas dos marcadores dos gráficos por imagens. Este recurso tem o objetivo de melhorar a apresentação do gráfico, o que poderá proporcionará um interesse maior do leitor, podendo até, às vezes, eliminar a necessidade das legendas.

Exemplo

Uma indústria produz bolinhas de tênis e gostaria de saber quais dos seus vendedores lhe proporcionou um lucro maior.

Neste exemplo, poderíamos perfeitamente fazer um gráfico convencional com legenda. Porém, vamos incorporar uma imagem para que sua visualização se torne mais interessante aos olhos do leitor.

O procedimento a ser descrito também pode ser utilizado para aplicação de graduação de cor. A única alteração é feita no último passo, ja que ao invés de escolhermos as abas correspondentes à graduação de cor, devemos escolher imagem.

Abrirá a seguinte janela:

Nas abas Gradiente, Textura e Padrão, podemos escolher cores, sombreamentos e texturas para nossas colunas.

Nesta janela, podemos escolher nossa figura tanto no próprio computador como até na rede. Basta clicar na pasta onde se encontra a imagem desejada.

O Excel reabrirá a seguinte janela:

Agora temos condições de escolher se empilhamos a imagem, se a alongamos etc. Também podemos definir se a aplicaremos nos lados do gráfico (aplicável a gráficos 3D), à frente e se a figura irá até o fim ou não. Deixaremos as opções padrões do Excel.

Por se tratar da venda de bolinhas de tênis, acreditamos que esta seja uma imagem propícia para demonstrar o produto em questão, e, por isso, abolimos a legenda em nosso gráfico.

Pratique!