Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Utilizando a barra de ferramentas de gráficos

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Utilizando a barra de ferramentas de gráficos

O que é?

A barra de ferramentas Gráfico fornece os instrumentos que precisamos para melhorar a aparência do gráfico.

O primeiro passo para personalização de qualquer gráfico é selecioná-lo. Assim que isto é feito, o Excel substitui o menu Dados pelo Gráfico. O Excel também pode exibir uma barra de ferramentas para o gráfico, conforme ilustração:

Apresentaremos aqui todos os componentes da Barra de ferramentas de gráficos disponibilizando as informações tal qual a ordem que aparece em sua figura. Começaremos a exibi-la da esquerda para direita.

Na parte da figura onde lemos Área do gráfico, encontramos um item no qual podemos selecionar qualquer objeto do gráfico: desde seus cantos até seu título.

Seguindo pela direita na Área do gráfico temos o botão de Formatação. Ele depende da escolha do objeto feita anteriormente (conforme descrito acima).

Ao clicar sobre este botão, aparecerá a seguinte janela:

Será através dessa janela que poderemos personalizar o padrão, fonte, cores, propriedades e etc, de nosso objeto escolhido.

Ao lado do botão de Formatação, encontramos o de Tipo de gráfico, no qual podemos selecionar o tipo de Gráfico que melhor nos satisfaz, ou até mesmo alterar o tipo de Gráfico já implantado.

À direita do botão Tipo de gráfico está o de Legenda, no qual podemos exibir ou ocultar uma legenda dentro do gráfico.

No botão Tabela, podemos optar por exibir ou ocultar a tabela que originou nosso gráfico.

Os botões subseqüentes Por Linha e Por Coluna definem se as séries de dados que originaram o gráfico devem ser apresentados por linha ou coluna.

Os dois últimos botões a serem selecionados, indicam a possibilidade de rotação de sentido (anti-horário e horário) que um texto de uma legenda, por exemplo, pode ter.

Pratique!