Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Trabalhando com linhas e colunas

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Trabalhando com linhas e colunas

Neste tutorial veremos algumas dicas de como trabalhar com linhas e colunas no Excel:

Colunas

Primeiro vamos ver como ajustar automaticamente a largura da coluna ao texto contido na célula, vejamos:

Obs: para ajustar mais de uma coluna ao mesmo tempo deve-se selecionar na Barra de colunas as colunas que se deseja ajustar a largura e proceder da mesma maneira da dica acima, lembrando que cada coluna ajustará a largura ao tamanho da maior palavra ou frase que esteja contida em uma das células da respectiva coluna.

Além de ajustar a largura das colunas utilizando o método acima, pode-se também utilizar outro método, vejamos:

Vejamos a figura abaixo:

Perceba que todas as colunas assumiram a largura digitada na janela Largura da coluna.

Linhas

Com relação as linhas pode-se utilizar os mesmos métodos utilizados para dimensionar as colunas, sendo que, o que será dimensionado neste caso, será a altura da linha.

Vale também lembrar que esta altura será dimensionada pelo tamanho da maior fonte utilizada para formatar o conteúdo de uma das células da linha.

Geral

No menu que aparece ao clicarmos com o botão direito do mouse também nos são dadas outras opções, vejamos uma breve descrição de algumas delas:

Inserir: Este item nos permite inserir uma linha, coluna ou célula na planilha e para utilizá-lo devemos prestar atenção nos seguintes detalhes:

Excluir: Este item faz exatamente o que o próprio nome dele diz, exclui linhas, colunas ou células da planilha e para utilizá-lo deve-se prestar atenção no seguinte detalhe:

E por final temos o item Limpar conteúdo, que faz exatamente o que o nome diz, limpa o conteúdo da linha, coluna ou célula selecionadas por inteiro.

Obs: ao trabalhar com linhas e colunas deve-se prestar bastante atenção no conteúdo das células adjacentes as que serão modificadas, para não correr o risco de perder dados importantes contidos nessas células. Lembre-se, depois de salvo o arquivo, o conteúdo das células modificadas não poderá ser mais recuperado.